Seja bem vindo! (a)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Caminhada: O hábito de andar 20 minutos após refeições diminui a glicose


de 


Após as refeições, o que você costuma fazer? Em casa, é um pouco irresistível ceder aquele gostoso soninho que bate depois do almoço. No trabalho, a desculpa é sempre o horário apertado. Só que está na hora de rever esses hábitos.

Um estudo australiano, publicado na revista Diabetes Care, sugere uma caminhada de 20 minutos após as refeições, garantindo que o hábito ajuda a diminuir os níveis de glicose e do hormônio insulina no sangue.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Diabetes e Coração Baker, em Melbourne, na Austrália. Foram analisados 19 adultos com sobrepeso que não se exercitavam muito. Durante as sete horas que passaram sentados no laboratório os participantes tiveram suas amostras de sangue analisadas a cada hora. Depois das primeiras duas horas, o grupo ingeriu uma bebida de 763 calorias rica em açúcar e gordura e se sentaram durante outras cinco horas. Os testes foram  realizados durante três dias, com intervalos de uma a duas semanas. Num dia, os participantes passaram todo o tempo sentados, levantando-se apenas para ir ao banheiro. No outro, saíram para caminhar por cerca de 20 minutos depois de tomarem a bebida. No terceiro dia, a atividade física foi maior.

De acordo com o estudo, quando o grupo de pacientes se levantou e fez alguma atividade leve, houve redução de 24%no aumento do total de glicose no sangue, em relação ao grupo que permaneceu sentado. Na prática de atividade moderada ou intensa, esta diferença foi de quase 30%.

Os médicos sempre recomendam que busquemos dar uma caminhada a cada intervalo de 15 minutos em que permanecemos sentados.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário: